Município de Medianeira


História, Memória e Patrimônio discutiu a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural para Medianeira

08/12/2022 - 11:20:15 - Desenvolvimento Econômico

Buscando constituir o acervo para a Casa da Memória da Medianeira foi realizado no dia 02 de dezembro o evento “História, Memória e Patrimônio” através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação e Cultura em parceria com a Unicultura, Unioeste e UFPR.

O dia começou com a palestra “Diálogos sobre patrimônio material e imaterial”, com a Professora Dra. Roseli Boschilia da UFPR (Curitiba). À tarde houve uma “Roda de Conversa sobre Patrimônio, Identidade e Pertencimentos” com a Professora. Dra. Carla Conradi (Unioeste), a Jornalista Mestre Ana Valério e convidados da comunidade, sendo Mirtis Valério, Roberto Fernandes e Teresinha Selinke.

O vice-prefeito Evandro Mees destacou a importância da história para o futuro. “Saber de onde viemos nos ajuda a saber onde queremos chegar, e isso só é possível através da preservação destes fragmentos, que juntos formam o acervo histórico de Medianeira, desde a chegada dos pioneiros quando ainda fazíamos parte de Foz do Iguaçu, a história por trás do nome, enfim são muitos fatos que aconteceram até chegarmos aonde estamos hoje, e se não nos mobilizarmos para preservar e montar o acervo se perderá no tempo, por isso esse passo para constituir a Casa da Memória é tão importante”.

O evento teve intuito de demonstrar a importância da preservação do patrimônio cultural, buscando a memória coletiva e individual, com participação de profissionais da área que compartilharam seu conhecimento e suas experiências em captar e preservar estes acervos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen apresentou o projeto da Casa da Memória Roberto Antonio Marin e falou sobre a importância deste primeiro passo. “Nós somos uma cidade jovem, ainda temos muitas pessoas que conhecem a história início da nossa colonização, que possuem documentos, fotos e memórias que fazem essa linha cronológica que é de extrema importância para sabermos de onde viemos e para que as futuras gerações possam conhecer suas raízes”.

O evento contou ainda com a rica contribuição de pessoas que estão em nosso município desde de sua fundação ou vieram para cá pouco depois.