Notícias


Imagem da NotíciaUnidades Básicas de Saúde e Centro de Especialidades odontológica realizam a Campanha para a Prevenção do Câncer Bucal

21/11/2022 - 15:42:58 - Saúde

A campanha Novembro Vermelho vem para alertar sobre a prevenção e combate ao câncer de boca, por isso ao longo deste mês a Secretaria de Saúde de Medianeira reforça as ações e orientações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Todos estão convidados a irem até a UBS mais próxima para fazer uma avaliação bucal. O objetivo da campanha é realizar o trabalho de prevenção, pois trata-se de uma doença silenciosa, que costuma ser diagnosticada já em estado avançado. Um dos motivos é a resistência da população à essa avaliação e o não conhecimento sobre a gravidade da doença.

Alguns fatores de risco são a ingestão de bebidas alcoólicas, uso do tabaco e próteses mal adaptadas.

É importante a população fazer o autoexame e caso perceba alguma anormalidade como feridas e aftas por mais de 15 dias ou manchas escuras no lábio, língua ou céu da boca, procure imediatamente um dentista. Quando a doença é detectada ainda no estágio inicial, o nível de sobrevida aumenta consideravelmente, o diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance.

Em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta com o Cirurgião-Dentista a cada seis meses é o ideal para sua avaliação e prevenção.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o Câncer Bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.

Prevenção:

Além de visita regular ao dentista, uma boa higiene bucal, cuidados simples como evitar o fumo; o alto consumo de bebidas alcoólicas; usar preservativo na prática do sexo oral; manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas; estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca são essenciais para evitar a doença.

Galeria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de Imagens