Notícias
Educação realiza formação contínua sobre a disciplina de Ciências
22/03/2022 - 17:02:22 - Educação e Cultura
A secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 14 de março uma formação contínua para o grupo de professores que trabalham com a disciplina de Ciências das escolas municipais e CMEIs. Para este encontro a coordenadora pedagógica Renata Jeske e a nutricionista Estela Holz trabalharam o tema “O prazer de comer de forma saudável: descobrindo e conhecendo os alimentos”.
A nutricionista apresentou a legislação vigente sobre a alimentação escolar, segundo a Resolução 06, de 08/05/20 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), entende-se por alimentação escolar todo o alimento oferecido no ambiente escolar, independentemente de sua origem, durante o período letivo.
A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica e dever do Estado e será promovida e incentivada com vista ao atendimento das diretrizes estabelecidas pelos documentos legais que amparam a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Assim, o PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Dentre as diretrizes da Alimentação escolar estão o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos, variados, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
Outra diretriz diz respeito a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Para sistematizar este trabalho, a nutricionista Estela apresentou e explorou o Guia Alimentar para a População Brasileira, que é um dos instrumentos que podem ser utilizados como base científica na disseminação dos conhecimentos sobre alimentação saudável.
Com objetivo em transmitir estes conhecimentos aos alunos da rede pública, a coordenadora Renata conduziu a formação com propostas de trabalho pedagógico, onde os professores realizaram na prática atividades envolvendo alimentação saudável. Ela ressaltou a importância da discussão deste tema entre os docentes, pois considera que a escola e os professores podem ser protagonistas na questão alimentar, destaca a escola como uma ferramenta poderosa para cultivar hábitos alimentares saudáveis por meio de um trabalho intencional com a comida oferecida às crianças.