Notícias
Planejamento de ações para conscientização e fiscalização da produção e comercialização de produtos alimentícios em Medianeira
14/02/2022 - 10:31:15 - Agricultura e Meio Ambiente
Na tarde de quinta-feira (3), reuniram-se o Conselho Sanidade Animal, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, IDR, Adapar e o Serviço de Inspeção Municipal para planejar e organizar ações de conscientização e fiscalização quanto à produção e comercialização de produtos de origem animal, no município de Medianeira.
Planeja-se eventos de conscientização sobre a importância do controle e boas práticas no abate de animais, produção de lácteos, visando a garantia da qualidade dos produtos destinados à população, prevenindo a disseminação de doenças.
O presidente do Conselho de Sanidade Animal Tales Amaral Peruf destacou que precisamos realizar ações conjuntas para a fiscalização, orientando e, nos casos de irregularidades graves, até autuando quem realiza práticas não autorizadas, expondo a risco os consumidores.
A Secretária de Saúde de Medianeira Rosangela Fiametti Zanchet, informou que doenças graves e até sem cura podem ser transmitidas através destes alimentos in natura, quando contaminados em razão de não terem sido manuseados adequadamente, por isso importante a orientação e a fiscalização.
O coordenador regional do IDR, Alcedir Biesdorf, ressaltou a necessidade de orientação dos envolvidos, especialmente dos que atuam na clandestinidade, gerando inclusive, concorrência desleal, com os que cumprem suas obrigações, os quais, devem ser valorizados pela população e autoridades.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Medianeira.
Atualmente conta com a inspeção de 11 (onze) estabelecimentos de produtos de origem animal, divididos em um abatedouro de aves/ovinos/suínos, cinco unidades de beneficiamento de carne e produtos cárneos, três queijarias e duas granjas avícolas.
O Vice-prefeito Evandro Mees, defendeu a ideia da realização de um evento para apresentar, aos produtores, tanto os que já estão regularizados, como àqueles que estão buscando ficar em dia, e também aos comerciantes, a importância da produção sob os cuidados de higiene, com boas práticas de produção, o que deve ocorrer em breve.
O Prefeito Antonio França, agradeceu a participação dos vários órgãos e em especial do engajamento dos voluntários do Conselho de Sanidade Animal, dizendo que a Prefeitura Municipal é parceira em ações que defendam a qualidade dos produtos comercializados em nossa cidade e especial a saúde dos consumidores, sempre orientando, oferecendo condições e prazos adequados para os produtores regularizarem-se.
Para mais informações sobre os serviços e sanar duvidas, basta entrar em contato com o SIM/SISBI através do telefone 3264-8636.