Notícias
Procon Medianeira alerta sobre golpe do empréstimo com pagamento de taxas antecipadas
25/08/2021 - 09:24:11 - Administração
É frequente consumidores chegam até o Procon em busca de informações sobre o empréstimo rápido e fácil. Os golpistas se apresentam como parte de uma instituição financeira conhecida para dar mais veracidade à falsa operação, e usam, jornais, redes sociais e outros sites para divulgar a modalidade de empréstimo.
Os pretendentes ao crédito ficam iludidos pela facilidade da oferta do dinheiro, sem consulta ao SPC, cartório e outros órgãos de proteção ao crédito e, na ingenuidade aliada a falta de informações, acabam sendo um alvo fácil.
Sílvio José Lupschinski, coordenador do Procon Medianeira, lembra que esta é uma modalidade de golpe antiga, mas devido ao momento delicado que estamos vivendo faz novas vítimas. “O consumidor deve ficar atento às taxas de juros que geralmente estão bem abaixo dos praticados no mercado. No contato inicial sempre são solicitados os documentos para fazer o cadastro, e dentro de poucas horas o cadastro é aprovado”.
O golpista é persuasivo em suas palavras, e ilude a vitima com condições de empréstimo que seriam desejadas por ela. Quanto mais a vitima estiver desesperada a procura de credito, mais ela estará vulnerável a cair no golpe.
Na prática o golpe consiste em solicitar um fiador e na impossibilidade de conseguir o fiador, o consumidor pode optar pelo seguro fiança que gira em torno de 5% a 10% do valor do empréstimo, este valor é requisitado e deve ser pago antecipadamente em forma de depósito geralmente em conta poupança ou transferência pelo pix em nome de pessoas físicas.
Quanto mais atraente for à oferta, maiores as chances de golpe. É muito importante ter calma e consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o dinheiro e não fornecer nenhum documento pessoal. Nenhum banco, financeira ou agentes de crédito que sejam idôneos solicitam qualquer tipo de antecipação de valores para conceder empréstimo pessoal. No empréstimo a regra é clara: primeiro você recebe o dinheiro e depois começa a pagar. O inverso não existe. Na dúvida procure um familiar de confiança, gerente do seu banco ou ainda o Procon.