Notícias


Imagem da NotíciaProcon Medianeira divulga cursos da Escola Nacional do Consumidor

17/08/2021 - 17:12:36 - Administração

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor está disponibilizando curso de Ensino a Distância (ead), gratuito, incorporados ao Programa de Educação Financeira para Consumidores.

“Planejar para realizar sonhos” é o primeiro de uma série de três cursos que dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”, planejar seu orçamento, calcular receitas, despesas e percentagens, explicar o que são juros e ainda utilizar a calculadora do cidadão. Para aqueles que já realizaram o primeiro poderão fazer sua inscrição para os seguintes. Além de cursos de educação financeira também são ofertados cursos na área de defesa do consumidor.

As inscrições para os cursos podem ser realizadas até o dia 23 de agosto no portal do consumidor, www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional. O início das aulas será dia 31 de agosto e vai até 27 de setembro, com carga horária de 20 horas.

Não serão consideradas as solicitações de inscrições fora do período previsto no cronograma oficial, e o simples preenchimento da ficha de inscrição não garante a efetiva matrícula no curso.

Ao fim do curso, os participantes responderão ao questionário sobre os conteúdos assistidos, obtendo a pontuação mínima, poderão retirar a declaração de conclusão do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (Endc), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O objetivo do Programa é expandir o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos que serão apresentados, bem como na compreensão sobre seus direitos de cidadão consumidor.

Para Silvio José Lupschinski, coordenador do Procon Medianeira, entre os temas que serão abordados no curso está a inadimplência que reflete negativamente na vida do cidadão, abalando psicologicamente e prejudicando sua produtividade. “Ter uma saúde financeira estável é o sonho de grande parte da população, mas para alcançar a tão sonhada saúde financeira é preciso muita disciplina”, completa.