Notícias
Importância das tecnologias para a educação básica é discutida pela Secretaria de Educação e CODEMED
10/08/2021 - 17:32:06 - Educação e Cultura
Na manhã desta terça-feira (10) reuniram-se no auditório da Prefeitura a Câmara Técnica de Inovação do CODEMED - Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Medianeira, juntamente com Administração, Câmara de Vereadores e equipe da Secretaria de Educação de Medianeira para discutir quais ações podem ser realizadas para fomentar a qualificação educacional, bem como a formação de profissionais na área da tecnologia, visando suprir a demanda hoje existente no setor.
Na oportunidade a equipe da Educação apresentou o funcionamento como um todo da Secretaria de Educação e dados de aprendizagem, além das próximas ações a serem desenvolvidas, dentre elas a Robótica, que inicialmente será implantada na Escola João Paulo II e Escola Carlos Lacerda. As aulas acontecerão no contraturno para turmas de 4º e 5º anos. Ainda neste semestre serão licitados mais kits de Robótica para que no início de 2022, mais escolas sejam contempladas.
A melhoria e ampliação dos ATE (Ambiente Tecnológico Educacional), com instalação de novos notebooks; ampliação da capacidade da internet nas escolas por meio da instalação dos Mini CPD também foram apresentados aos presentes.
Para 2022, está contemplada a retomada da implantação das aulas de Inglês para alunos e funcionários e implantar um programa capaz de monitorar o estoque da merenda escolar e dos produtos de limpeza.
Já a Câmara Técnica de Inovação pontuou a demanda existente de profissionais na área de tecnologia, e a importância de se pensar em investimentos nessa área. Com uma apresentação sobre as principais ações realizadas nos últimos sobre a temática da empregabilidade na área da inovação, o grupo reivindicou que a Escola Técnica, que retomará as obras no começo de 2022, oferte também pelo menos 01 curso técnico na área de tecnologia a partir de 2023. Segundo explanou Nerisson Leonhart, Diretor Executivo na Digitaldoc, “uma escola técnica com mais curso profissionalizante de tecnologia traria três pontos relevantes para nossa região: (1) fomentar ainda mais o ambiente de inovação; (2) entregar jovens mais preparados para a formação superior na UTFPR, e (3) incrementar nosso mercado de trabalho com jovens diferenciados pelo conhecimento”. O destaque da apresentação foi os altos salários pagos pelo setor de tecnologia, que alavancam a economia de outros setores no município e região.
Sobre o tema, o Prefeito Antonio França esclareceu que já há uma tratativa em andamento sobre a criação dos cursos da Escola Técnica, e que a área de tecnologia deve seguramente contemplada, diante do diagnóstico das necessidades regionais de formação técnica, das quais as áreas de inovação fazem parte.