Município de Medianeira
Flores na praça marcam as ações de combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes
13/05/2021 - 14:09:30 - Assistência Social
Maio é o mês dedicado ao Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes, a campanha tem como símbolo uma flor, por isso na segunda-feira (10) a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Rotary Rio Alegria realizaram um ato simbólico na Praça Ângelo Darolt, onde foram “plantadas” flores símbolo da campanha para chamar a atenção das pessoas para este assunto tão importante. As flores foram confeccionadas com a parceria do Rotary Rio Alegria e alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais. São cerca de 1300 flores, distribuídas além da praça central, na Prefeitura Municipal, nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, escolas, e outros locais públicos.
Considerando a importância da Campanha, vários parceiros apoiaram e contribuíram para os materiais utilizados neste ano, são eles: Acime, Cresol , Espaço 3, Friella, Frimesa, Lar, Sicoob; Sicredi, UDC e Unimed. Além dos locais citados anteriormente, o Rotary Rio Alegria adesivou o comércio local com a flor da campanha, reforçando ainda mais o alcance deste símbolo e seu significado.
O dia que marca a campanha é 18 de maio, e a Flor símbolo representa infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.
O lema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes” nos lembra que a responsabilidade é de todos e as denúncias devem ser encaminhadas para os órgãos competentes como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.
A Prefeitura Municipal juntamente com a Rede de Proteção agradece a todos os profissionais que se envolveram na campanha, bem como, aos apoiadores e comerciantes que receberam com muita estima a proposta.
Por ser um ano de pandemia a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, está realizando uma série de lives abordando assuntos relacionados ao tema.
A terceira live acontece nesta quinta-feira (13) e contará com a participação da Juíza de Medianeira Dra Ana Carolina, Promotor Substituto do Ministério Público de Medianeira Dr. Klever e o Delegado da Policia Civil de Medianeira Dr Denis Giovanny Zortea Merino.
As lives são transmitidas pelo facebook da prefeitura.
SOBRE O 18 DE MAIO:
Essa data foi instituída em 2000 através da Lei nº 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli Sanches Cabrera, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.