Notícias
Assistência Social realiza capacitações sobre o Serviço de Escuta Especializada
07/05/2021 - 16:45:11 - Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social através do Serviço de Escuta Especializada capacita os profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente do Município de Medianeira sobre: "O atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência: a Lei 13.431 e as novas implicações para a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente".
As capacitações estão sendo ministradas pela Psicóloga Ms. Vanessa Tramontin da Soler Araújo, profissional de referência da Escuta Especializada e Coordenadora da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município de São Miguel do Iguaçu.
O objetivo da capacitação é repassar a todos os integrantes da rede de proteção as informações a cerca da implantação do Serviço de Escuta Especializada, a organização e funcionamento do fluxo de atendimento para as situações de violências envolvendo crianças e adolescentes.
O ciclo de capacitações teve início no dia 29 de abril com diretores e coordenadores das escolas públicas municipais.
Posteriormente no dia 04 de maio foram capacitadas as equipes técnicas das unidades básicas de saúde do Município, ainda profissionais da UPA, NASF, CAPS, Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz e Hospital São Carlos.
Na data de 06 de maio foi a vez dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde participaram da capacitação equipes técnicas do CRAS assim como do SCFV, CREAS e também profissionais das organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes.
Ainda está previsto para dia 11 de maio a capacitação com os diretores e pedagogos dos Centros de Educação Infantil, Colégios Estaduais públicos e particulares.
Esse é um momento muito importante para toda população do município de Medianeira, pois avançamos ainda mais no que se refere a proteção das nossas crianças e adolescentes. Com a implantação o serviço de Escuta Especializada busca-se aprimorar, normatizar e regulamentar o atendimento realizado prevenindo a revitimização de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.