Notícias
Auxiliar de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 em Medianeira
20/01/2021 - 15:51:23 - Saúde
A auxiliar de enfermagem Orilde Fátima de Oliveira, de 58 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus em Medianeira; Ela trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 na Upa e Unidade Sentinela Respiratória e faz parte do grupo prioritário para imunização. A aplicação da dose foi feita no Auditório da Prefeitura na tarde desta quarta-feira (20).
A servidora atua na Secretaria de Saúde de Medianeira há 21 anos trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 na Upa e Unidade Sentinela Respiratória e faz parte do grupo de risco (hipertensa, diabética e cardíaca) e prioritário para imunização. Ela foi acometida pela doença em dezembro de 2020.
Outras nove pessoas também foram vacinadas na tarde desta quarta-feira (20) o médico da Ala Respiratória do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz e Diretor Clínico, Julio Neme; a enfermeira da APS Unimed, Mariana Poleto Colle; o médico da Unidade Sentinela Respiratória, Andrey Roberto Rosa; a enfermeira da Ala Respiratória do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, Rosangela Kirch Rodrigues; a enfermeira da Upa e Unidade Sentinela Respiratória, Sandra Candido Smaniotto; a técnica de enfermagem da APS Unimed, Angela Araújo; do SAMU o médico Juan Rogélio Roux, a técnica de enfermagem Cleuni Fernanda Thomas Sulzbach e o condutor Paulo Roberto Dinon.
Medianeira recebeu 544 doses e a vacinação será por escalonamento, primeiro os vacinadores, depois os profissionais da linha de frente e os idosos do Lar dos Idosos por se tratar de uma instituição de longa permanência.
O ato foi prestigiado pelo prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, o presidente da Câmara de Vereadores Marcos Berta, a secretária de Saúde Rosangela Zanchetti, a coordenadora da Vigilância em Saúde Cleide Mari, o médico e Diretor da Unimed Oeste do Paraná Maurício Garcia, o Presidente da Acime Ademir Pereira e representando a 9ª Regional de Saúde, Luciana Tamara.
Um momento de muita emoção que ficará na história de Medianeira. “Hoje é um momento ímpar, estamos muito felizes de poder iniciar a vacinação contra a Covid-19, um momento muito aguardado por todos. Mas é importante lembrar que a vacinação será de forma gradativa, por isso não podemos relaxar os cuidados ainda precisam ser mantidos”, lembrou o prefeito Antonio França, que ainda ressaltou que é preciso ter em mente que os profissionais da área da saúde são a linha de frente nos atendimentos por isso serão os primeiros.