Notícias
Vacina contra VSR em Gestantes já está disponível nas Unidade de Saúde de Medianeira
05/12/2025 - 17:26:07 - Saúde
Medianeira iniciou a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana.
A vacina foi incluída pelo SUS no calendário de gestante e já está disponível em todas as unidades de saúde.
Para receber a dose é necessário apresentar a Carteirinha de Gestante e documentos pessoais.
INCLUSÃO
O Ministério da Saúde introduziu no Calendário Nacional de Vacinação da Gestante a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um marco na prevenção de doenças respiratórias graves em recém-nascidos. O VSR é a principal causa de Infecções do Trato Respiratório Inferior (ITRI) em crianças menores de 2 anos, sendo responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite viral aguda (BVA) e 40% das pneumonias em períodos sazonais, com alto impacto na saúde pública.
O principal objetivo da vacinação é conferir proteção aos bebês nos primeiros 6 meses de vida, período de maior vulnerabilidade para as formas graves da doença.
A vacina VSR (recombinante) induz a produção de altos níveis de anticorpos na gestante. Esses anticorpos são, então, transferidos ao feto via transplacentária, garantindo a imunidade passiva ao recém-nascido.
ESQUEMA E APLICAÇÃO
Público-alvo: Todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação (IG), com esquema de Dose Única a cada gestação.
O IMPACTO DO VSR
O VSR é a causa mais comum de ITRI em crianças menores de 2 anos. A infecção ocorre, na maioria, no primeiro ano de vida. A vacinação materna é uma estratégia fundamental para prevenir as formas graves de doença do trato respiratório inferior associadas ao VSR, complementando o uso de anticorpos monoclonais para grupos de risco.
A expectativa é que a introdução da vacina no calendário nacional reduza significativamente as hospitalizações e a morbidade associadas ao vírus nessa população vulnerável.