Notícias


Imagem da NotíciaCampanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é iniciada em Medianeira

19/11/2025 - 16:40:43 - Assistência Social

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a sociedade civil organizada, com o apoio do Núcleo Regional de Educação, dá início à Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a partir de palestras direcionadas aos adolescentes e jovens matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino, tendo como objetivo a orientação sobre relacionamentos saudáveis e a prevenção à violência.

As palestras foram ministradas por conselheiras do CMDM, servidoras municipais e profissionais voluntárias com o apoio de acadêmicas de psicologia, e ocorreram entre os dias 10 e 18 de novembro, nos sete colégios estaduais do município: Colégio Cívico Militar Tancredo Neves, Colégio Estadual João Manuel Mondrone, Colégio Estadual integral Olavo Bilac, Colégio Estadual Belo Horizonte, Colégio Cívico Militar Naira Fellini, Colégio Estadual do Campo Maralúcia e Colégio Cívico Militar Marechal Arthur da Costa e Silva, atingindo cerca de 1.000 alunos.

Integrando o cronograma de ações, no dia 24 de novembro, às 13h30, no Auditório da OAB – Subseção Medianeira, será realizada a palestra “Empoderar para Viver: A Força dos 21 Dias de Ativismo”, ministrada pela Ma. Lucimaira Cabrera. Neste evento também será apresentado o poema “Liberdade em ser mulher” de autoria de Elisia Buche (@orbitadasentrelinhas).

A Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma campanha de nível nacional, inspirada na Campanha Mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher''. Tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a urgência de enfrentar e superar todas as formas de violência de contra as mulheres, reforçando a compreensão de que a violência de gênero é uma grave violação de direitos fundamentais, englobando importantes datas como: o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), devido a dupla vulnerabilidade da mulher negra, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25 de novembro), Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06 de dezembro) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

No município de Medianeira, a Campanha foi instituída oficialmente através da Lei nº 1.207/2023, de 05 de dezembro de 2023, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Medianeira.

Inscrições para a palestra “Empoderar para Viver: A Força dos 21 Dias de Ativismo” através do link: https://www.even3.com.br/palestra-empoderar-para-viver-a-forca-dos-21-dias-de-ativismo-654335/

Galeria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de Imagens