Notícias
Escola Ulysses Guimarães oferta Atendimento Educacional Especializado – AEE, na área de Deficiência Visual
06/09/2023 - 11:53:10 - Educação e Cultura
A Escola Municipal Ulysses Guimarães, através do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, realiza atendimentos especializados de estimulação visual, baixa visão e cegueira às crianças, jovens e adultos com o objetivo de favorecer o processo de inclusão pessoal e social.
O público alvo atendido são crianças da rede municipal de ensino e, algumas exceções, para pessoas da sociedade que necessitam do trabalho de orientação e mobilidade devido a perda visual.
Atualmente a escola conta com o trabalho de três profissionais especializados, Lígia Zanchet, Marisete Godoi e Rosane Biterlini que atendem os 35 alunos matriculados.
Cada aluno é atendido de forma individualizada conforme o diagnóstico apresentado por especialistas. O trabalho é feito a partir de estimulações com uso de recursos pedagógicos para este fim, buscando o empoderamento, a autoestima e buscando a independência de cada um, dentro de suas habilidades e limitações.
Como exemplo de autonomia e independência destacamos um aluno de 53 anos de idade diagnosticado com miopia aos 07 anos, em seu primeiro dia de aula. Este, atuou como mecânico de profissão, porém, em virtude de uma alta miopia, evolui para cegueira aos 41 anos. No início, sentiu muita dificuldade para aceitar sua deficiência, hoje é um exemplo de superação e inspiração para qualquer ser humano. Ele continua sendo o mecânico de seu próprio automóvel, inclusive indo ao comércio comprar as peças necessárias e tudo o mais que necessita para sua vida diária.
A turma do 4ºano da professora Carla Fracaro desenvolveu um trabalho de pesquisa que resultou em momentos de conhecimento, de aprendizado, de empatia e de reflexão.
A professora Lígia comenta que esse é um trabalho desafiador, mas apaixonante, principalmente quando se tem evolução e resultados positivos fluindo quanto a autonomia e identidade de cada um.
A Sala de Recursos Multifuncional- Área da Deficiência Visual, tem como objetivo oportunizar a pessoa cega maior autonomia e independência na sua vida social, destaca a coordenadora da Educação Especial, professora Rosane Aparecida Biterlini.