Notícias


Imagem da NotíciaSaúde encerra ano epidemiológico da Dengue com 757 casos confirmados

03/08/2023 - 16:30:45 - Saúde

No dia 29 encerrou-se o ano epidemiológico da dengue, que compreendeu o período de 31 de julho de 2022 a 29 de julho de 2023. Durante os 12 meses, a Secretaria de Saúde de Medianeira publicou o boletim semanal das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, que são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Neste período o município registrou 2.933 notificações de dengue e 757 casos confirmados, sendo destes, 18 com sinais de alarme. Não houve registro de óbitos nem dengue grave, neste período. Ainda há 365 casos em investigação que serão encerrados e posteriormente divulgados. Não houve nenhum caso registrado de Zika, e Chikungunya foram 61 casos notificados e 17 casos confirmados.

Durante esse período sazonal, foram desenvolvidas diversas ações para controle do vetor. Realizamos o Dia D de combate à dengue, no dia 19 de novembro de 2022, com orientações e divulgação em todo o município. Foi realizado capacitação para todos os profissionais de saúde, no auditório da prefeitura, com a presença dos técnicos de Curitiba, da SESA/Pr no mês de março de 2023. No mês de março também, foi realizado uma reunião para os comerciantes/empresários do município sobre o risco e impacto econômico da introdução do vírus Chikungunya no município.

O mutirão de limpeza e remoção de criadouros, foi e ainda continua sendo realizado nos bairros de maior índice de infestação do vetor. Iniciou-se também o monitoramento do índice de vetor através de armadilhas ovitrampas em todos os bairros do município, dados do primeiro ciclo realizado ainda estão sendo concluídos.

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya permanece ativo e atuante, auxiliando em muitas decisões e ações junto ao município. Dentro das medias educativas a equipe dos Agentes de Controle de Vetor, desenvolveram ações de educação em saúde nas escolas municipais de Medianeira.

Mesmo iniciando um novo ciclo, não devemos deixar de fazer e estimular ações para o controle do vetor. Apresentamos casos de dengue o ano todo, por isso a secretaria está constantemente promovendo ações e conta com a colaboração de toda a população nesta causa. Vamos juntos Combater a Dengue!