Projeto Olhos da Minha Escola atende mais de 300 alunos da rede municipal

30/05/2023 - 13:53:43 - Educação e Cultura

Desde o início do ano letivo escolar de 2023, o projeto “Olhos da Minha Escola” está acontecendo e, as últimas etapas foram realizadas nestes dias, onde mais de 300 alunos da rede municipal de ensino foram contemplados com o projeto.

O “Olhos da Minha Escola” surgiu a partir da necessidade de garantir o acesso ao atendimento médico oftalmológico a alunos da rede municipal de ensino de Medianeira, com o intuito de estar auxiliando e melhorando o aproveitamento escolar e a própria qualidade de vida dos alunos, sem que necessitassem aguardar na lista de espera para o atendimento à especialidade.

Este ano, dos 6.200 alunos matriculados na rede municipal de ensino, 330 destes apresentaram acuidade visual alterada e foram encaminhados para consulta oftalmológica, a seleção foi feita através da aplicação do Teste de Snellen pelos agentes comunitários de saúde que receberam uma capacitação para isso.

O projeto acontece anualmente e abrange todos os alunos matriculados nos oito centros municipais de educação infantil – CMEI, e nas treze escolas municipais e no EJA existentes no município, a ação e uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação juntamente com a equipe da Clínica De Olhos do Oeste do Paraná, que atuam como parceiros e voluntários deste projeto.

Na Clínica, os profissionais realizam os exames completos e diagnosticam os problemas de visão. Os alunos que necessitam usar lentes corretivas recebem os óculos da Óculos e CIA e as lentes da empresa Essilor.

No caso da identificação de outras doenças, como glaucoma, estrabismo ou diabetes, por exemplo, os alunos são encaminhados para tratamento e cirurgias, conforme a necessidade de cada uma, os alunos com problemas visuais são acompanhados durante todos os anos em que frequentam a rede municipal de ensino.

O “Olhos da Minha Escola” é um projeto que existe no município de Medianeira, desde o ano de 2005.