Medianeira recebe o programa CastraPet e esteriliza 250 animais

24/05/2023 - 18:38:09 - Agricultura e Meio Ambiente

Medianeira recebeu nesta quarta (24) o CastraPet, que esterilizou gratuitamente 250 animais, entre cães e gatos.

A ação foi realizada no estacionamento do paço municipal, os animais castrados fazem parte de alguns critérios, sendo principal o tutor estar cadastrado no CadÚnico.

O prefeito Antonio França ressaltou que essa ação contribui para a redução de abandonos. “A castração dos animais de estimação contribui para a redução do abandono de filhotes nas ruas. Nós realizamos melhorias importantes no Canil Municipal, mas o principal objetivo é evitar que os animais procriem indiscriminadamente. Agradecemos de forma especial o Deputado Estadual Hussein Bakri, que foi o responsável por destinar o recurso para a realização desta ação”, destacou.

O Castrapet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT, em parceria com as prefeituras. A ação é uma iniciativa inédita no Brasil e tem entre os principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional de cães e gatos.

No CastraPet Paraná, o animal sai com a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação. Os tutores recebem as orientações sobre a importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário.

Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades. As cirurgias são gratuitas para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal.

Desde 2019 já foram investidos cerca de R$ 4,9 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais de R$ 10 milhões estão sendo aplicados neste terceiro ciclo do programa.