Notícias
Em comemoração ao Dia Mundial da Água alunos da Escola São Luiz visitam córregos e rios próximos à escola
31/03/2023 - 17:05:26 - Educação e Cultura
Água é um recurso natural e essencial para manutenção da vida no planeta e a conscientização é uma das formas para garantir a existência e manutenção deste bem.
Com o intuito de promover esta sensibilização quanto a importância da água para os seres vivos, conhecer mais sobre os cuidados e a preservação da água e também como a água está distribuída no nosso planeta, a Escola Municipal do Campo São Luiz, localizada no Distrito de Maralucia, desenvolveu um trabalho pedagógico com os alunos da Educação Infantil ao 2º ano, orientado pela professora de Ciências Sheila Bruxel, durante a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).
Para iniciar a discussão a professora trabalhou a temática e aproveitando a localização da escola realizou um trabalho prático in loco, para tanto, juntamente com os demais professores e funcionários levaram os alunos para conhecer o Córrego Feijão Cru, Rio Feijão Verde e Rio Ocoy.
A funcionária da própria escola, Briginete, recebeu os alunos em sua propriedade para lhes apresentar o Córrego Feijão Cru, de curta extensão que deságua no Rio Ocoy. O roteiro continuou com a travessia de pontes sob o Rio Ocoy e concluiu-se com a visitação à Ponte Molhada, onde passa o Rio Feijão Verde que faz a divisa física entre os Municípios de Medianeira e Missal. Nesta visita aprenderam muitos conteúdos não somente relacionados a água, mas também elementos geográficos da região e do município.
Para concluir o trabalho, já na escola, a professora Sheila proporcionou uma experiência científica incrível, os alunos puderam fazer uma análise de amostras da água coletadas dos rios utilizando um microscópio e compreender assim a eficácia do tratamento da água e a importância de sua preservação.
A professora relatou que “Toda a aula foi planejada e pensada a partir dos conteúdos listados nos planos de ensino. A localização da escola contribuiu com este trabalho, pois conseguimos ir além da sala de aula. Foi um momento de muito aprendizado e tenho certeza que os alunos olharam os nossos rios com outros olhos”.