Município de Medianeira
Casa da Memória de Medianeira inicia trabalho de formação de acervo histórico
07/03/2023 - 16:06:40 - Desenvolvimento Econômico
O prédio que hoje sedia a Casa da Memória de Medianeira é a antiga Prefeitura, local que por si só faz parte da história do município;
A Casa da Memória Roberto Antonio Marin busca fazer o resgate e exposição física e virtual sobre a história de Medianeira, desde o início da colonização até os dias atuais, afinal a história é viva está sendo contada todos os dias.
Com este objetivo foi realizada na manhã desta terça-feira (07) uma coletiva de imprensa onde a Secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen, a Secretária de Educação e Cultura Clair Rugeri, a Coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória Ana Cláudia Valério e a Historiadora Franciele Aparecida de Araújo falaram sobre o projeto e como as pessoas podem colaborar para a formação do acervo histórico e documental.
As pessoas que possuem fotografias da cidade, da família, de momentos importantes, de qualquer evento ocorrido em Medianeira, documentos históricos e que tenham o interesse em emprestar para digitalização e posterior devolução, devem procurar a Casa da Memória, que se coloca à disposição para digitalizar essas fotos e disponibilizá-las para toda a comunidade.
Uma equipe especializada fará a digitalização, ou a guarda, conservação, organização dos itens doados e disponibilização de acervo variado, tratando principalmente da história local.
Podem fazer parte do acervo materiais bibliográficos, documentais, fotográficos (famílias, fotos do município, de indústrias, lojas comerciais, casamentos, carnavais, igrejas, escolas, praças, ruas, grupos musicais, futebol entre outros), periódicos (jornais, revistas e folhetins).
Também podem ser agendadas visitas com a equipe para esclarecimentos, triagem de materiais e entrevistas, que também poderão compor o acervo.
A Casa da Memória de Medianeira já está aberta ao público, trazendo a Exposição Avis Per Francisco e Ciência na Esfera, que abre para visitação pública dia 13 de março, sempre gratuita, em parceria com a Itaipu Binacional, Ecomuseu de Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com a supervisão técnica da Unicultura.
Interessados devem procurar a Casa da Memória Rua Argentina - 1546 – Centro (antiga Prefeitura) de segunda a sexta-feira das 10h às 20h30, pelo telefone 45 3264-8602 ou por email: acervocmm@medianeira.pr.gov.br.