Notícias


Imagem da NotíciaMedianeira sobe no ranking de Indicadores do Previne Brasil

23/02/2023 - 16:58:20 - Saúde

Medianeira está caminhando cada vez mais para uma gestão eficiente dos recursos, reorganização dos processos de trabalho, além de visitas para acompanhar de perto as famílias.

Isso resultou diretamente no resultado do programa de financiamento da atenção primária a saúde, o Previne Brasil.

No último quadrimestre (setembro a dezembro de 2022) o município teve um aumento no desempenho de 54,4% comparado ao segundo quadrimestre do ano (maio a agosto de 2022).

“Isso se deu ao comprometimento da Coordenação da Atenção Primária juntamente com todos os membros das equipes das Unidades Básicas de Saúde, tanto na atualização cadastral quanto no preenchimento correto das informações no Sistema próprio de Informação em Saúde. É um processo contínuo de educação permanente e análise de relatórios que auxiliam na busca ativa dos usuários e acompanhamento das suas condições de saúde”, destaca a coordenadora da Atenção Básica Renata Aléssio.

O financiamento da Atenção primária à Saúde (APS) é calculado com base em 4 componentes: Capitação ponderada; Pagamento por desempenho; Incentivo financeiro com base em critério populacional e Incentivos para ações estratégicas. Cada um desses componentes foi pensado para ampliar o acesso das pessoas aos serviços da APS e promover o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas assistidas.

O pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP) por quadrimestre, ou seja, a cada 4 meses.

Atualmente há 7 indicadores de saúde, sendo eles:

1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;

2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;

5 - Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada;

6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;

7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.