1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA


No dia 09 de maio de 2006, no horário das 16 horas, no CPC – Centro Popular de Cultura Arandurá, foi realizada a 1º Audiência Pública que integram as fases de elaboração do Plano Diretor Participativo de Medianeira, com a presença da Consultoria, Equipe Técnica Municipal, Comissão de Acompanhamento e Munícipes.
O objetivo da primeira audiência é apresentar para a sociedade de Medianeira os objetivos da elaboração do Plano Diretor Participativo de Medianeira que revisa e atualiza o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano elaborado em 1992, a forma de trabalho, seus integrantes, suas etapas e a importância da participação popular no processo.

  • Composição da mesa de honra: A mesa de honra foi composta pelos seguintes membros:

Carlos Dias Alves – Secretário de Governo e Planejamento Interino
Arq. Carla Ott – Coordenadora da Equipe Técnica Municipal
Arq. Solange Smolarek Dias - Coordenadora da Consultoria
Arq. Hitomi Mukae – Arquiteta que integra a equipe da Consultoria.

  • Abertura pelo vice-prefeito e prefeito (em vídeo).
  • Apresentação Carlos Dias: comenta que o Município teve seu primeiro plano elaborado em 1992 e atualmente através da conquista de um projeto contemplado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, tivemos a oportunidade de eleger a empresa presente, para direcionar os trabalhos do Plano Diretor.
  • Apresentação Arq. Carla Ott: realiza uma apresentação conceitual sobre as cidades, o crescimento urbano, as normas que exigem a elaboração do Plano Diretor, a importância da questão ambiental e faz uma retrospectiva do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano elaborado em 1992 na qual também foi coordenadora e autora. (ver apresentação em power-point).
  • Apresentação Arq. Solange Smolarek Dias: recomenda na organização da comunidade local para responder três perguntas chaves: Que Município temos? Que Município desejamos? E que acordo podemos firmar para alcançar essa situação desejada. Comenta sobre as normas e o que um plano diretor deve contemplar. Finaliza, que a primeira fase da elaboração do Plano Diretor é a identificação da situação do Município, realizada tanto por leituras técnicas que são produzidas pelos consultores e profissionais da Prefeitura, quanto por leituras comunitárias produzidas pelos diversos segmentos da sociedade. (ver apresentação em power-point).