Município de Medianeira


Medianeira reverencia Independência do Brasil em desfile cívico

08/09/2011 - 14:54:08 - Educação

Contrariando as previsões de chuva, o tempo colaborou e Medianeira realizou, mais uma vez com sucesso, o tradicional Desfile Cívico da Independência nesta quarta-feira, 7 de setembro. Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra abriram o desfile, encerrado pela Polícia Militar.

Durante uma hora e meia, 58 grupos participantes, entre escolas, associações, entidades, clubes de serviço, empresas, equipes esportivas e as entidades militares, desfilaram para um público de mais de duas mil pessoas. No palanque oficial, o prefeito Elias Carrer, o vice Ricardo Endrigo, vereadores e autoridades civis e militares acompanharam e aplaudiram as apresentações cívicas.

O desfile encerrou a programação da Semana da Pátria desenvolvida em Medianeira desde o dia 1º de setembro, com o hasteamento e arriamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, às 8h30min e 16h, respectivamente, em frente ao Paço Municipal 25 de Julho, com a participação de escolas de todo município, que abrilhantaram as solenidades com apresentações culturais.

DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO

CORPO DE BOMBEIROS: Fundado em Medianeira em 25 de julho de 1984 como 3ª Seção de Bombeiros. Neste ano em que comemorou seus 27 anos de fundação, a unidade foi elevada a Subgrupamento de Bombeiros, pertencente ao 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu. Atualmente, 25 bombeiros integram o quadro de pessoal.

TIRO DE GUERRA: Criado em Medianeira através de uma Portaria Ministerial, o TG 05 018 foi estabelecido definitivamente em 1998. Desde então, já se formaram 13 turmas. Com efetivo de 50 atiradores, a formação dura 40 semanas, com instrução 12 horas por semana.

MISSES TERCEIRA IDADE e MISSES MEDIANEIRA: Miss 3ª Idade Loraci Rohden, 2ª Miss 3ª Idade Alzira Bourscheit, 3ª Miss 3ª Idade Oliva Borges Stefano, Miss Medianeira 2011 Ana Luiza Schwab, 2ª Miss Medianeira Taynara Cristina Knebel e 3ª Miss Medianeira Alessandra Cristina Pérego

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS: Coordenado pela Secretaria de Promoção e Assistência Social, o CCI atende semanalmente por 600 idosos com idade acima de 55 anos.

ASSOCIAÇÃO VOVÔ FELIZ: Fundada em 1995, a entidade conta com 184 associados.

CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A Secretaria Municipal de Educação coordena sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), um no centro e os demais nos bairros Condá, Frimesa, Jardim Irene, Itaipu, Parque Independência e Nazaré.

Centro de Educação Infantil Bebê Feliz – diretora Rosane Elena Garcia

Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe – diretora Beatriz Aparecida Barbieri Sitta

Centro de Educação Infantil Rose Mary Pelissari - diretora Ivanete Carissimi Ticiani

Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar – diretora Hilária Rech

Centro de Educação Infantil Criança Feliz – diretora Neiva Terezinha Holz Ruwer

Centro de Educação Infantil Sonho de Criança – diretora Clarete Abatti Olivo

Centro de Educação Infantil Mundo Mágico – diretora Geni Celir Rosso Francescon

ESCOLAS MUNICIPAIS: Medianeira tem 13 escolas municipais, uma no distrito de Maralúcia e doze no perímetro urbano. No total, são 3.397 alunos de pré I 4 anos até 4ª série/5º ano.

Escola Municipal Ângelo Darolt – diretora Cleosete Maria Wagner Henn

Escola Municipal Carlos Lacerda – diretora Vilma Odete Conte

Escola Municipal Fernando Pessoa – diretora Rosane Aparecida Biterlini dos Santos

Escola Municipal Grizelde Romig Fischborn – diretor Ari da Silva Oliveira

Escola Municipal Idalina Pasquotto Bonatto – diretora Ligia M. Mazzucco

Escola Municipal Jayme Canet – diretora Eliane Luisa Mayer

Escola Municipal João Guimarães Rosa – diretora Juliana Trento Viesseli

Escola Municipal João Paulo II – diretor Narciso Ticiani

Escola Municipal José Lorenzoni – diretora Sandra Mara Brunhago

Escola Municipal Plínio Tourinho – diretora Marli G. Parlow

Escola Municipal São Luiz – diretora Evanir S. R. Lopes

Escola Municipal Semíramis de Barros Braga – diretor Luciano Deola

Escola Municipal Ulysses Guimarães – diretora Marisete Cassol Farias

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): Mantido pelo município, o projeto funciona junto à Escola Municipal Ulysses Guimarães e é uma oportunidade para jovens e adultos concluírem o ensino fundamental, de 1ª a 4ª série.

CEACA: Inaugurado em 1995 e mantido pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, é um programa de atendimento a 150 crianças e adolescentes em situação de risco, de 7 a 14 anos, e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

APAE: Fundada em 28 de junho de 1973, por iniciativa da senhora Nadir Della Pásqua e com apoio dos clubes de serviços. O movimento apaeano em Medianeira destaca-se pelo espírito associativo entre seus dirigentes, especialistas de diferentes áreas, funcionários e familiares.

ASSOCIAÇÃO MEDIANEIRENSE DE SURDOS E FISSURADOS (AMESFI): Fundada em 1996, a escola atende atualmente 61 alunos surdos de Medianeira e região. Conta com o trabalho de 15 professores especializados na área, assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, duas instrutoras surdas e três agentes educacionais.

ASSOCIAÇÃO MEDIANEIRENSE DE OTIMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM (AMOA): Fundada em 2005, a entidade atende gratuitamente, no contra turno escolar, 250 crianças e adolescentes com distúrbios globais do desenvolvimento, síndromes, deficiência física neuromotora, deficiência intelectual e transtornos funcionais específicos, inseridos na rede regular de ensino.

ASSOCIAÇÃO MEDIANEIRENSE DOS DEFICIENTES FÍSICOS (AMEDEF): Fundada em 1986, a entidade é declarada de utilidade pública municipal e estadual por desenvolver ações de promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência física. Conta com 157 associados.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À CULTURA E EDUCAÇÃO DE MEDIANEIRA (FUNDACEM): Criada para desenvolver e conservar todo acervo artístico e cultural do município. Desenvolve oficinas nas áreas de música, artes plásticas, teatro, coral, dança e capoeira. Tem cerca de 400 alunos.

ESCOLA MONTEIRO LOBATO: Há 19 anos, oferta educação infantil e ensino fundamental. Além das disciplinas do currículo nacional comum, oferece oficinas de dança, introdução à informática, inglês, espanhol e música.

COLÉGIO POSIALFA: Fundado em 1955 pelas irmãs Missionárias Servas do Espírito Sando, o colégio passou para a iniciativa privada e, desde 2008, passou a adotar o nome Posialfa. Hoje, tem 478 alunos matriculados, desde a educação infantil até o ensino médio e curso de pré-vestibular.

ASSOCIAÇÃO MEDIANEIRENSE DE JUDÔ: Fundada em 1976 por um grupo de empresários pioneiros, a associação foi ganhando adeptos e hoje conta com 70 judocas, entre crianças a partir dos quatro anos e adultos. Os treinos são desenvolvidos no Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga.

ESCOLINHA DE BASQUETE: Desenvolvido através da Secretaria Municipal de Esportes, a escolinha de Basquete proporciona treinamento de base e ajuda a revelar atletas que se destacam em âmbito estadual e nacional.

CENTRO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS (CEEBJA): Funciona junto à Escola Estadual Olavo Bilac e atende 510 alunos, nos ensinos fundamental e médio, com faixa etária entre 15 e 80 anos.

COLÉGIO ESTADUAL BELO HORIZONTE: Implantado em 2002, oferece ensino fundamental de 5ª a 8ª série e ensino médio. Conta com aproximadamente 680 alunos nos três turnos.

COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL ARTHUR DA COSTA E SILVA: Criado em 1962, atualmente o colégio conta com 1.500 alunos no ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, e ensino médio. Tem como missão: oferecer educação básica e complementar de qualidade, humana e solidária, possibilitando o ser vencedor.

COLÉGIO ESTADUAL NAIRA FELLINI: Localizado no Jardim Irene, tem cerca de 600 alunos matriculados nos períodos da manhã, tarde e noite. Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.

ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC: Construída em 1966, teve suas atividades iniciadas em 1967. Oferta ensino fundamental de 5ª a 8ª série e Sala de Recursos. Hoje atende 650 alunos e tem um quadro e 44 professores e 11 funcionários.

COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES: Implantado e reconhecido em 1993, situa-se no Parque Independência, em sede cedida pela Prefeitura, junto à Escola Municipal Carlos Lacerda. Tem um total de 620 alunos de 5ª a 8ª série e ensino médio.

ESCOLA DE MÚSICA ARTE E SOM: Atua há 19 anos em Medianeira com cursos de teclado, guitarra, violão, viola, violino, bateria, contrabaixo, teoria musical, harmonia, técnica vocal, saxofone, arranjo e composição.

UDC MEDIANEIRA: Então como Facemed, a instituição de ensino superior começou suas atividades acadêmicas em 2001. Foi incorporada ao grupo UDC, de Foz do Iguaçu, em 2009. Oferece os cursos de administração, direito, gestão comercial, letras português/espanhol e serviço social, todos reconhecidos pelo MEC.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR): Antigo Cefet, o campus de Medianeira da UTFPR conta com 158 professores, 92 técnicos administrativos e alunos matriculados em dois cursos técnicos de nível médio, quatro cursos superiores de tecnologia e quatro cursos de engenharia. A UTFPR mantém ainda três cursos na modalidade à distância em 14 polos, cinco cursos de especialização e um de mestrado.

FACULDADE UNINTER DE MEDIANEIRA: O grupo educacional Uninter: Facinter e Fatec está presente em Medianeira há mais de dez anos, ofertando cursos superiores de graduação autorizados e reconhecidos pelo MEC, pós-graduação e cursos livres.

CENTRO EDUCACIONAL ÁGAPE: Polo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos preparatórios específicos para o exame de seleção da UTFPR, novo Enem, vestibular e concursos públicos.

JEEP CLUBE MEDIANEIRA: Conta com 21 integrantes e tem como objetivos estimular, difundir e organizar esportes off-road 4x4. De baixo de sol quente ou atolados até os dentes, os jipeiros não perdem a oportunidade de praticar o esporte.

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE, COM FANFARRA: Atua em Medianeira há 44 anos com o compromisso de ser uma escola pública de qualidade. Oferta ensino fundamental, ensino médio, Celem espanhol e cursos técnicos de formação de docentes, administração integrada ao ensino médio, administração integrada à educação de jovens e adultos, informática integrado, informática subsequente e secretariado subsequente. É o único colégio de Medianeira com fanfarra e corpo de balizas, representando o município na região e no estado.

MOTO GRUPO PIRADOS DO TRECHO: Fundado em 2009, o clube tem 32 integrantes. Realiza viagens, passeios, encontros, gincanas, reuniões e eventos que estimulam o uso da motocicleta e a divulgação do motociclismo.

ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES AMBIENTAIS DE MEDIANEIRA (ASSAMA): Criada em 2003 com o objetivo de incentivar a organização e sistematização das atividades das pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis. Em 2007, a prefeitura de Medianeira firmou parceria com a Assama, disponibilizando espaço físico, caminhões e motorista, para implantação da coleta seletiva, que até hoje é feita com êxito.

ESCOLA DE IDIOMAS WELCOME: Há nove anos em Medianeira, possui mais de cem alunos matriculados e inúmeros já formados atuando no mercado. A instituição esmera-se pela qualidade na prestação de serviços com valores acessíveis.

SINUCA E BOCHA 48: São duas modalidades esportivas praticadas em bares, clubes e associações, que, através da Secretaria Municipal de Esportes, ganharam competições municipais, valorizando a prática destes esportes nos bairros.

MOTO CLUBE KAVUCA TRILHA: Fundado em 2003, tem como objetivos promover o bem-estar e a boa imagem do motociclismo, participar de manifestações de caráter social, cultural e cívico, promover competições e torneios e representar o motociclismo junto aos poderes públicos, na defesa do desporto.

ROTARACT CLUB: Organização internacional de jovens, com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem-estar da comunidade.

PARAÍSO DAS ORQUIDEAS: Teve seu primeiro empreendimento em 2007 e, nestes quatro anos, vem se destacando no ramo de floricultura, através do cultivo, venda e aluguel de orquídeas. Em 2010, foi implantada a Pousada Paraíso das Orquídeas, no distrito de Maralúcia, que recebe a visita de turistas de todo Brasil e do exterior. O complexo conta ainda com a Paraíso Camping Eco Adventure, com atividades de aventura. O grupo Paraíso se completa com uma agência de viagens.

CTG SENTINELA DOS PAMPAS: Fundado em 1980, possui aproximadamente 450 sócios e tem 150 componentes nas invernadas artísticas e campeiras. Tem como lema: Povo que cultua suas tradições e reverencia seus heróis é povo com alma.

POLÍCIA MILITAR: Neste ano, a Polícia Militar comemora 157 anos. Tem como lema: Sua proteção é nosso compromisso.